segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O nosso meatless dinner #32



Olhem que linda, que linda que estava a nossa tarte! Ali com os legumes todos, os cogumelos (a L. delirou), as sementes de papoila. Maravilhosa!

A receita é simples, apesar de levar algum tempo a fazer, pois há que preparar a massa, deixar repousar, pré-cozer, mas nada de muito trabalhoso e altamente compatível com outras tarefas. Vocês sabem como adoro estas receitas que posso ir tratando das miúdas, enquanto se faz sozinha (quase). 

Como sei que vocês adoram o passo-a-passo, segue a confecção desta maravilhosa tarte!



Usei metade de farinha integral e metade espelta. Tenho ali um pacote de farinha espelta e ainda não lhe tinha dado uso. Ainda ando a ver como posso usar mais.



Temperei com sal e pimenta. Não pus ervas porque não tinha! Mas acho que uns oregãos secos iam ali bem (nota pessoal: comprar oregãos).




O aspecto que a mistura deve ter, deve ser assim tipo areia da praia. 



Precisei de muito pouca água para unir toda a massa, umas 2 ou 3 colheres de sopa. A minha sugestão é que vão colocando um pouquinho de cada vez e mexendo, para perceberem se precisam de muita ou não.



A técnica de estender a massa entre duas folhas de papel vegetal tem outra grande vantagem, já que se pode transportar a massa para a tarteira sem correr o risco de ela se partir, mantendo-a colada a uma das folhas. 


Os meus feijões de irem ao forno, que são sempre os mesmos. Podem usar em várias cozeduras, escusam de deitar fora logo.



Eu sei, seu sei, não piquei o pimento! Mas piquem, recomendo, porque depois é mais fácil de dispor na tarte e envolver no ovo.




Fiquei na dúvida se devia usar queijo de cabra ou não, pois as meninas nunca comeram e o sabor é forte. Apesar de elas serem grandes apreciadoras de queijo, o queijo de cabra ainda não caiu nas suas graças (lá virá o tempo de descobrirem esta delícia). Numa próxima vou misturar com requeijão para suavizar. Encontrei queijo de cabra com baixo teor de sal da Palhais, para quem estiver interessado. Quanto a sabor, para mim está no ponto (mas não gosto de coisas muito salgadas) e tem cerca de metade do sal do queijo de cabra normal.





A tarte fica linda, como podem ver, e é deliciosa!



Não tenho fotos das mãozinhas gordas cá de casa a deliciarem-se com esta tarte, mas há dias assim, que nem ela estão viradas para as fotos e não facilitam a tarefa. Mas posso dizer que foi um sucesso e que por nós as três a tarte ficou assim.

Obrigada Joana, pela receita e pelo prazer de te conhecer!

2 comentários:

  1. E usou manteiga certo? N aparece na descrição da receita ;) ja agora se souber as quantidades dos ingredientes da base agradecia! Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Usei uma manteiga vegetal. Pode ler a receita no integral no post anterior (através do link na palavra "receita" no início do post).

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.