segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Segunda-feira Sem Carne, mas com... #08


Este post deveria ter saído a semana passada, mas por causa de um avião atrasado e uma oficina fechada à hora de almoço, a minha segunda-feira passada foi um verdadeiro caos! Hoje, quase que não conseguia publicar também. Espero em breve vir falar-vos do que me tem ocupado a maior parte do tempo nos últimos dias. 

E agora sim. Esta é a Vânia, e a Vânia é a autora do blog Made by Choices. Conheci o blog através do canal de Youtube, que é simplesmente delicioso! A Vânia foi a primeira blogger que comecei a seguir por causa dos seus vídeos, que me inspiraram na totalidade para fazer os meus (a quem agradeço na totalidade todo o apoio).

Dou-vos agora a conhecer um pouco desta incrível blogger de quem sou fã!


LC - Quando decidiste adoptar um estilo de vida vegetariano e porquê?

Vânia, Made by Choices (V) - Decidi adoptar um estilo de vida vegetariano há cerca de 2 anos atrás. Até aos 28 anos sempre comi carne e peixe. A principal razão para deixar de comer carne foi devido a motivos de saúde. Descobri que tinha ovários poliquísticos (basicamente é um distúrbio hormonal que interfere na ovulação) e depois de várias pesquisas e aconselhamentos percebi que a forma como os animais são alimentados (à base de rações e hormonas) tinha um grande impacto no meu problema hormonal. Por isso comecei por cortar a carne da minha alimentação. Hoje encaro como a melhor opção que poderia ter feito, pois não poderia sentir-me melhor e a sintomatologia está controlada.


LC - Como foi a reacção da família e amigos? Sentes que a tua opção afectou de alguma forma as tuas relações sociais?

V - Como a minha mudança ainda é recente, tenho pessoas da minha família que não compreendem e gostam de dar a sua opinião, mas eu encaro como uma opção pessoal e não para agradar aos outros. Em relação aos amigos é também uma fase de adaptação, a maior parte das vezes levo comida de casa e acabam também por comer e até gostar, o mais engraçado é que não tenho nenhum amigo vegetariano o que gera sempre curiosidade por parte deles, mas penso que as amizades vão além das nossas escolhas alimentares. 



LC - O que mais gosto do teu blog, e o que o caracteriza e distingue de outros, são definitivamente os vídeos. Dão um certo suporte à ideia que a alimentação vegetariana não é um bicho de sete cabeças e está acessível a qualquer um. O que tinhas em mente quando começaste a fazer os vídeos para o blog?

V - Quando decidi fazer o blog a minha ideia foi logo criar conteúdo em vídeo. Para mim fazia todo o sentido visto que foi dessa forma que aprendi a cozinhar e sempre adorei ver programas de culinária e acho que é uma forma aprendemos mais facilmente. Outra razão foi pelo facto de haver poucos vídeos em português, principalmente na área da alimentação vegetariana, muitas vezes as pessoas pediam-me receitas e acabavam por não experimentar por acharem demasiado difícil ou demorado, hoje recebo alguns comentários de pessoas que me dizem que já experimentaram algumas receitas graças aos vídeos. Sem dúvida a alimentação vegetariana não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, é simples, nutritiva e sobretudo deliciosa. O melhor disto é que grande parte do público que vê os vídeos não é vegetariano, mas tem curiosidade numa alimentação que não inclua carne ou peixe, por isso poder inspirar e motivar outras pessoas a fazerem pelo menos algumas refeições saudáveis e vegetarianas foi sempre o meu objectivo principal. Não sou nenhuma chef de cozinha, mas quero mostrar que se eu consigo qualquer pessoa também consegue. 


LC - Conhecias as meatless monday, ou segundas sem carne? O que pensas deste movimento?

V - Sim, já conhecia as meatless Monday e o mais engraçado é que antes de me tornar vegetariana já o praticava. Penso que é uma óptima iniciativa e deveria estar mais divulgada, pois permite que as pessoas criem consciência e reduzam o consumo de carne e peixe, nem que seja apenas 1 dia por semana. A alimentação vegetariana se for bem planeada é uma alimentação completa, saudável e muito saborosa.
A Vânia, tal como outras bloggers que tenho trazido nesta rubrica, faz das Segundas Sem Carne o seu quotidiano. Dedica o seu blog exclusivamente a receitas vegetarianas. Convidei-a, ela aceitou e desafiou-me a fazer um veggie-rolo (se bem se lembram já tentei fazer um que não correu lá muito bem... adiante).



Rolo de grão no forno com molho de tomate
Serve 4 a 6 pessoas

Molho de tomate:

6 a 8 tomates bem maduros 
1 Cebola 
1 Dente de alho 
1 C. sopa de azeite ou óleo de coco 
Folhas frescas de manjericão 
Noz-moscada (a gosto) 
Pimenta preta (a gosto) 
Sal marinho (1 pitada)

Lavar muito bem todos os tomates em água corrente. 
Cortar o tomate ao meio e retirar parte amarela com a ajuda de uma faca (retirar as sementes se preferir). 
Cortar o tomate em pedaços mais pequenos e reservar. 
Picar a cebola e os dentes de alho. 
Num tacho saltear a cebola com o alho e adicionar o óleo de coco. 
Deixar refogar (em fogo médio) até a cebola estar translucida (cerca de 2 a 3 minutos).
Juntar os tomates cortados e mexer bem para envolver com o refogado. 
Quando o tomate começar a ferver, baixar o lume e tapar o tacho (deixar cozer por 5 minutos). 
Passado 5 minutos mexer e voltar a tapar (desta vez não tapar na totalidade) e deixar cozer mais 5 minutos. 
Adicionar todos os temperos, mexer, provar e rectificar os temperos. 
Tapar o tacho e deixar o molho apurar por mais 5 minutos. 
O tempo total será de 15 minutos. 
Depois é só desligar o fogão, adicionar as folhas de manjericão e triturar o molho com a ajuda de uma varinha magica ou de um processador de alimentos. 
Rectificar os temperos (se precisar).


Rolo de grão:

500grs de grão cozido 
100grs de arroz cozido frio e escorrido (usei arroz integral, mas pode ser normal) 
100grs de cenouras (cerca de 2 cenouras) 
1 Cebola pequena 
1 e ¼ cup de linhaça moída cerca de 150 a 200grs (pode ser pão ralado) 
1 C. sobremesa de alho em pó (pode ser 1 dente de alho) 
1 C. Sobremesa de açafrão em pó 
1 C. sobremesa de pimentão-doce (opcional) 
1 C. café de pimenta preta moída (opcional) 
1 Pitada de sal marinho

Num processador de alimentos triturar primeiro a cebola e a cenoura e depois juntar o grão, o arroz e triturar até formar uma massa (não necessita ficar tudo muito triturado). 
Quem não tiver um processador de alimentos, pode usar uma varinha mágica. 
Transferir a massa para um recipiente de vidro. 
Adicionar todos os temperos e a linhaça triturada aos poucos (misturar com as mãos). 
À medida que vamos misturando a linhaça verificamos a consistência da massa (o ideal é que se desprenda das mãos). 
Depois é só colocar a massa em papel vegetal (tentar formar um rolo, estilo uma torta já enrolada) e embrulhar com o papel vegetal para ajudar a formar o rolo. 
O rolo pode ser colocado no frigorífico até à hora de ir ao forno e pode ser feito no dia anterior. 
Depois é só transferir o rolo para um tabuleiro de forno e assar por 30 minutos a 180ºC ou até estar firme. 
No final regar o rolo com molho de tomate, deixar mais 5 minutos no forno e está pronto a servir.

Este prato pode ser servido com legumes cozidos ou com o restante arroz.

Nota: 
• Para além da cenoura podemos juntar outros legumes na massa do rolo.
• Este rolo não fica com a mesma consistência do rolo de carne (fica um pouco mais mole), mas também vai depender da quantidade de linhaça ou pão ralado que adicionarem. 
• Se quiserem fazer um rolo menor é só reduzir as quantidades dos ingredientes em proporção.





Quem resiste? Eu cá já tenho o grão a cozer e este vai ser o jantar de hoje, meu e das meninas!

2 comentários:

  1. Parabéns às duas pelos fantásticos blogs! São uma verdadeira inspiração cá em casa embora a alimentação seja, sem qualquer sombra de dúvida, a área que tem sido mais difícil para nós de mudar! Continuem com o vosso maravilhoso trabalho; é uma verdadeira dádiva para todos nós! Beijinhos às duas!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.