segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O nosso meatless dinner #31


Oh sim! Oh sim, sim! Eu, euzinha, com as minhas fiéis ajudantes, fizemos gnocchi caseiro. Caseiríssimo, feito de raiz (até cozemos as batatas, vai-se lá acreditar).

Já é um sonho antigo, não fosse eu amante de gnocchi, mas faltava-me coragem e informação (sobretudo informação, porque é super fácil), e achava que me ia enfiar numa grande alhada. Vai daí e como não surgiam mais ideias para o post de hoje, decidi fazer gnocchi (e começar assim uma saga de diferentes tipos de gnocchi).

Li, vi vídeos no youtube, informei-me durante dias! E confiante que ia sair uma maravilha pus mãos à obra. O segredo está na quantidade de farinha que se coloca, pois pouca farinha e ficamos com puré de batata mal feito, muita farinha e os gnocchi ficam rijos e sem graça. Esta quantidade vai sempre depender do tipo de batata, por isso comecem por defeito e adicionem mais farinha de acharem necessário.


Gnocchi de batata [desde os 6 meses]
(para 4-5 porções)

1kg de batatas (que se desfaçam bem, ideais para puré)
300gr de farinha
noz moscada (opcional)

Começar por cozer as batatas, inteiras e com e pele.


Quando cozidas (pode levar bastante tempo), escorrer a água e descascar ainda quentes. Utilizar a batata ainda quente é um passo crucial, pois vai oferecer mais leveza aos gnocchi. Para quem não sabe, descascar batatas quentes é fácil: espeta-se num garfo e puxa-se a casca. Nada que saber.



Passo importante: "desfiar" a batata. A batata não deve ser esmagada, nem triturada, nem batida. Deve ser transformada em fios, para que incorpore mais ar nos gnocchi. Existem uns instrumentos próprios para isto, uma espécie de esmagador de alho, mas em tamanho grande; podem usar ainda o passe-vite; mas para quem, como eu, não tem nada disso em casa, um passador de rede funciona igualmente (dá mais trabalho e leva mais tempo).





Polvilha-se a farinha com noz moscada, espalhando ao máximo ao longo da batata desfiada.




Com uma espátula vai-se abrindo espaços entre a batata para a farinha unir.



Quando a farinha começar a ser absorvida pela batata, é hora de enfiar as mãos na massa e amassar suavemente, para não perder todo o ar que se tem vindo a encorpar. A massa deve descolar bem as mãos, mas apresentar uma textura mole.



Faz-se um rolo, tapa-se com um pano e deixa-se a massa descansar por 10 minutos.

Passado esse tempo, é hora de dar forma aos gnocchi. A L. vai vos mostrar tudo, já que a T. passou o tempo a fazer teste de qualidade.





Começar por enrolar num fio a massa, com a espessura de um polegar (de adulto).



Cortar em pedacinhos.



Passar o pedacinho por cima de um garfo, pressionando de forma a fazer uma concha (para o molho e o sabor ficar todo retido nessa cavidade).





Em água a ferver (depois pode-se temperar com sal para os mais crescidos), colocar os gnocchi um a um (para não haver grande diferença de temperatura e a água manter-se a ferver). Quando os gnocchi começarem a boiar, é altura de tirar (leva 1 minuto este processo).




Já está! Fácil, certo? Leva um bocadinho de tempo, mas é uma actividade super engraçada para fazer com os mais novos. Enquanto eles preparam os gnocchi, nós podemos ir fazendo outras coisas.

Servi os nossos gnocchi com molho pesto de espinafres e nozes (o nosso preferido).





Delícia! Adorei a consistência, firmes ao trincar, mas que se desfazem na boca. Elas adoraram fazer os gnocchi e há sempre um gosto especial em comer aquilo que tem o nosso dedo :)


6 comentários:

  1. Bom dia. Tem a receita do molho pesto? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pesto dos pobres, como eu lhe chamo :P a receita não é minha, mas já não me lembro de onde tirei: 100gr de espinafres, 50gr de nozes, 100gr de parmesão, 80gr de azeite, 3 dentes de alho, sal e pimenta a gosto. Tudo na picadora ou processador e já está!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Não :) Não vale a pena, é melhor numa panela, pois consegue ver automaticamente no ponto em que ficam.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.