quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Pretzel Bites [desde os 6 meses]


Não se preocupem, a receita não rende só isto! Acontece que acabámos esta iguaria já tarde e esperei pela manhã seguinte para registar... e olhem, foi o suficiente, já tinha ido meio frasco.

Vamos ao que interessa. Já tinha visto estes pretzels há muito tempo e desde então que os queria fazer. Vi-os na página Super Healthy Kids e achei que eram um ótimo snack para ter em casa quando regressassem da escola, ou mesmo, acompanhado com frutas e iogurte ou leite, num lanche para variar do pão. 

Aproveitei o domingo, em que estávamos as três sozinhas em casa e elas ainda em "ressaca" do aniversário de sábado (quem diria que 3 horas de insuláveis deixavam a pequenada assim). Não queriam sair, nem fazer nada de especial. A L. então só queria ver "episódios" (entenda-se televisão), a T. estava esparramada no seu mini-sofá, nem mexia um dedo. A única coisa que eu sabia que as iria fazer arrebitar daquela moleza, era a palavra "bolinhos". Mega sim da L., a T. ainda não diz "sim", mas começa aos pulinhos toda contente (vou assumir que é um sim, também).

Preparei tudo, pus a L. ao comando e vamos a isto! Usamos a nossa liquidificadora-faz-tudo-só-não-passa-a-ferro, para ajudar na tarefa, mas coloco a receita para quem não tem um bichinho destes em casa.


Pretzel Bites [desde os 6 meses]
(aproximadamente 50 porções mediante tamanho do cortador)



3/4 chávena (150gr ou 180ml) de água morna
1 colher de café de fermento padeiro em pó
1 colher de sopa de geleia de arroz/geleia de milho/xarope de ácer/pasta de tâmaras/mel ou outro adoçante a gosto
1 pitada de sal (opcional)
1 1/2 chávenas (200gr) de farinha
1/2 chávena (75gr) de farinha integral

1 chávena de água quente
1 colher de sopa de bicarbonato de soda


Sem robot de cozinha

Dissolver o fermento na água morna e juntar a geleia de arroz até ficar tudo bem misturado.
Deixar repousar por 10 minutos.
Misturar as farinhas (e o sal) e ir adicionando à água com fermento aos poucos, mexendo e amassando com as mãos. 
Cobrir a taça e deixar levedar por 30 minutos. 
Pré-aquecer o forno a 50º e preparar a chávena de água morna com bicarbonato, dissolvendo bem.
Estender a massa e cortar com pequenos cortadores de bolachas, ou fazer um rolo da espessura de um dedo e cortar aos pedacinhos com uma faca.
Mergulhar os bites na água com bicarbonato, com a ajuda de um garfo, e dispor num tabuleiro de ir ao forno
Colocar o tabuleiro no forno aquecido e desligar o forno, deixando levedar com o calor residual por 1 hora.
Por fim, ligar o forno a 230º e deixar cozer por 10 minutos, ou até ficarem dourados (vai depender do tamanho e espessura dos bites).


Com robot de cozinha

No copo colocar a água, o fermento e a geleia e programar 2min./37º/vel.1.



Deixar repousar no copo por 10 minutos.
Juntar as farinhas (e o sal) e programar 3min./vel.espiga.



Deixar levedar por 30 minutos dentro do copo tapado. 
Pré-aquecer o forno a 50º e preparar a chávena de água morna com bicarbonato, dissolvendo bem.


Estender a massa e cortar com pequenos cortadores de bolachas, ou fazer um rolo da espessura de um dedo e cortar aos pedacinhos com uma faca.





imagem daqui

Mergulhar os bites na água quente com bicarbonato, com a ajuda de um garfo (a colher não dá jeito), e dispor num tabuleiro de ir ao forno.



Colocar o tabuleiro no forno aquecido e desligar o forno, deixando levedar com o calor residual por 1 hora.

Por fim, ligar o forno a 230º e deixar cozer por 10 minutos, ou até ficarem dourados (vai depender do tamanho e espessura dos bites).


Não ficaram brilhantes como os do post original, nem sei bem porquê. Mas ficaram fofos, leves e muito saborosos. A L. adorou e tem levado para o lanche nos últimos dois dias. Têm-nos comido só assim, mas podem fazer uma pasta para acompanhar. 

No final de contas, contou o tempo que passámos as três juntas, sem "episódios" ou moleza. É tão fácil render-nos a ligar a televisão e ficar em sossego aqueles minutos. Mas é tão mais recompensador fazer estas actividades e registar na memória estes momentos com eles.





Já sei que me vão perguntar de onde são os meus cortadores. Mandei vir da Amazon e de certeza que encontram idênticos em lojas online, ou mesmo físicas específicas para pastelaria. 

3 comentários:

  1. Oi gosto muito do blog :) Queria perguntar a partir de que idade as suas meninas começaram a ajudar nos cozinhados. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que se aguentam bem em pé sozinhas, mais ou menos com 13-14 meses começaram a ajudar :)

      Eliminar
  2. Boa ideia!!! Só cheguei há pouco ao blog mas estou a deliciar-me com a ajuda!!! Só para informar que no Lidl e na Casa por vezes há cortadores, e se não me engano é mais ou menos por esta altura!!!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.