quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Papa de cereais e banana [desde os 6 meses]


Há dias comprei flocos de arroz e resolvi experimenta-los numa papa para a T. (a L. está difícil de converter, mas já tenho umas ideias para a convencer). 

Desta vez não juntei a fruta à cozedura dos cereais, pois a T. gosta muito da sua banana à dentada. Grande erro, a papa não ficou com um sabor tão agradável, como se tivesse sido cozida com fruta. Numa próxima vez, substituo um dos cereais por sêmola de milho, para ficar mais gostoso, ou utilizo uma fruta para cozer juntamente com os flocos. Aparentemente os flocos de arroz não são tão "docinhos" como o arroz no integral.

Papa de cereais e banana [desde os 6 meses]
(para uma porção de mais ou menos 250ml)



10gr (1 colher de sopa) de flocos de arroz (demolhados)
10gr (1 colher de sopa) de flocos de trigo (demolhados)
10gr (1 colher de sopa) de flocos de aveia (demolhados)
120ml de água
1 banana

Sem robot de cozinha

Num tacho juntar os flocos de arroz, trigo e aveia, e a água. Deixar levantar fervura, e baixar para lume brando, deixando cozer por 10 minutos com o tacho tapado. No final da cozedura, juntar a banana aos pedaços. Para bebés ainda muito pequeninos triturar com a varinha-mágica, para bebés mais crescidos é só servir.

Com robot de cozinha

No copo, colocar os flocos de arroz, trigo e aveia, e a água. Programar 12min./100º/vel.colherNo final da cozedura, juntar a banana aos pedaços. Para bebés ainda muito pequeninos triturar 30seg./vel.3,5,7, para bebés mais crescidos é só servir.


Pode-se utilizar leite materno ou leite de fórmula do bebé na confecção da papa. Neste caso deve-se reduzir um pouco na água (para 60-80ml), para ficar uma papa grossa, e ajustar a textura com a quantidade de leite que desejar.



Hora de servir à especialista gourmet.



Não é que tenha desgostado da papa, mas preferiu claramente a banana. 



Comeu quase toda. Não a condeno, porque provei e não é a minha papa de eleição (eu que me lambo com todas as papas que lhe faço). Se quiserem fazer esta papa, optem por juntar a sêmola de milho, ou usar o arroz no integral. Os flocos de trigo têm um sabor um pouco amargo e por isso há que equilibrar com sabores mais adocicados. 

4 comentários:

  1. Talvez se tivesse cozido parte da banana junto com os cereais o sabor ficasse melhor. Também vou experimentar com a minha baby, já fiz com pêra e maçã e ela adorou!

    ResponderEliminar
  2. Experimentei de outra maneira..
    Flocos de aveia.. Como não tinha flocos de trigo pus gérmen de trigo e em vez dos flocos de raros qe tb não tinha pus semola de milho.. E em vez da banana pus pêra..
    A minha pipoca adorou :-)

    Aguardo ansiosamente mais receitinhas ;-)

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Eliminei este comentário por acidente... se puder comentar novamente, agradeço.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.