segunda-feira, 6 de julho de 2015

Segunda Sem Carne, mas com... #06


Acho que desde que tive a ideia de convidar outros bloggers para sugerirem receitas para as Segundas Sem Carne, que penso em convidar a Joana para uma receitinha. Mas fui sempre adiando... e não sei bem porquê... a premissa desta jovem universitária é a mesma que eu, mãe de duas (e universitária em tempos... jovem continuo a ser): pouco tempo disponível e preocupação por alimentação saudável.

Desde que comecei a mudar algumas coisas cá em casa, no sentido de uma alimentação saudável, que sigo o blog Na Cozinha de uma Universitária. Tudo aqui parece fácil, delicioso, simples, mas não simplista. Cheio de coisas boas e nutritivas.

O mês foi um bocadinho caótico para os meus lados, mas a Joana aceitou o desafio, mesmo com um pedido apertado de tempo. Desafiou-me ela a mim a tentar cozinhar mais uma vez quinoa no integral, dando-me algumas sugestões de como suavizar o sabor, de que eu não sou fã. Como este tempo pede mesmo, vamos acompanhar a quinoa com uns legumes assados e grelhados. Soa bem, não é?


LC - Como surgiu o teu blog? Qual a mensagem que tentas transmitir? 

Joana Ventura, Na Cozinha de uma Universitária (JV) - O meu blog surgiu numa brincadeira com algumas amigas. Sou estudante e sempre tive um enorme gosto pela cozinha. Desde cedo comecei a partilhar as minhas pequenas aventuras nas redes sociais, até que decidi criar o meu espaço, o meu blog. Como o próprio nome indica, o meu público alvo sempre foram os estudantes e os jovens. Sempre quis demonstrar que cozinhar pode não ser assim tão difícil como a maioria dos jovens pensa e por vezes não são precisos imensos ingredientes para preparar uma refeição simples, saudável e rápida. 


LC - Já conhecias as Segundas Sem Carne? Qual é a tua impressão da ideia? 

JV - Já conhecia as “Meat Free Mondays”, pois acompanho alguns blogs que seguem esta ideologia. A minha impressão é que todos deveríamos adoptar este hábito, mesmo quem segue uma cozinha mais tradicional. É apenas um dia e há uma vasta quantidade de alimentos vegan extremamente ricos e benéficos para o nosso organismo, para além de extremamente deliciosos. 


LC - No teu blog apresentas algumas refeições vegetarianas. Quais as razões que te levam a procurar alternativas vegetarianas em complemento à tua alimentação? 

JV - Há cerca de 1 ano que procuro um estilo de vida saudável e adoptei novos hábitos alimentares. Um dos novos hábitos foi retirar o consumo de carnes vermelhas da minha alimentação, por exemplo. Para ter uma alimentação o mais diversificada possível decidi introduzir novas refeições na minha rotina, das quais fazem parte as refeições vegetarianas, para além de serem uma fonte de alimentação saudável e ricas em nutrientes são super saborosas. 


LC- O nosso país é culturalmente muito ligado à carne e peixe, tanto na sua gastronomia, como tradições. Achas que isso dificultará a difusão das Segundas Sem Carne por cá? 

JV - Sem dúvida. Penso que deveríamos ser um povo com uma mente mais aberta a novos hábitos alimentares e a novas experiências gastronómicas. A cozinha portuguesa é extremamente saborosa, no entanto o uso do sal e das gorduras animais em exagero é tudo menos benéfico para a nossa saúde. Por vezes bastam pequenas mudanças para ajudar a um estilo de vida saudável e sem riscos. 


LC - Agora que participaste activamente nas Segundas Sem Carne do Na Cadeira da Papa, vais levar este hábito mais afincadamente daqui por diante? 

JV - Claro que sim! Pretendo adoptar esta ideologia lá no blog também, apesar de grande parte das minhas refeições, principalmente ao jantar em que a fome não é tanta, já serem vegetarianas.




A Joana sugeriu-me uma das suas receitas "para uma época de exames saudável". Quem fala em época de exames, diz uma semana mais apertada de trabalho, ou mesmo uma semana de férias, que não se pretenda gastar muito tempo com refeições, mas que se pretende que sejam rápidas, simples e nutritivas.

Quinoa com legumes assados e grelhados

3/4 de chávena de quinoa 
um molho de espargos verdes
2 cogumelos Portobello (bem grandes)
500gr de tomates cherry
Sal, azeite e limão q.b. para temperar


Cozinhar a quinoa (tem o mesmo método de cozedura do arroz - uma medida de quinoa, duas de água, demora cerca de 15 minutos a cozinhar). 

Num tabuleiro de ir ao forno, dispor tomates cherry, temperados com sal e um fio de azeite e assar no forno a 160º.

Cortar os espargos verdes frescos a meio e posteriormente na longitudinal, cortar os cogumelos em fatias grossas. Colocar na grelha e deixar cozinhar até grelharem ligeiramente, virando.

No final, misturar os legumes com a quinoa, temperar de azeite e limão e servir.

Soa-me bem... cogumelos, tomatinhos, tem tudo para correr bem e as pequenotas se deliciarem. Mais logo vejam como me saí com esta sugestão. Obrigada Joana :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.