segunda-feira, 15 de junho de 2015

O nosso meatless dinner #20


Quem nos segue atentamente, sabe que sou um zero à esquerda com plantas. Com a chegada do mês dos santos populares, resolvi adquirir um manjerico. Propus-me a cuidar dele e garantir que sobrevivesse por 30 dias inteiros (um record para mim). Fui partilhando no Facebook as minhas dúvidas e angustias com o Janjerico (carinhosamente chamado pela L.) e ele lá se vai aguentando. Já lá vão 15 dias (faltam outros 15). 

Sentia-me tão bem com as minhas novas aptidões de botânica, que resolvi arranjar companhia ao Janjerico: um manjericão e um cebolinho (não fosse eu adorar ervas frescas na minha comida). Hoje queria meeeeeesmo usar as minhas ervas no jantar.




Hoje acordei com uma carga em cima. Este aquece e arrefece não dá com nada e eu já estou a ressentir. Não consigo respirar pelo nariz, estou com a voz mais sexy da história, que deixa a T. a olhar para mim intrigada sem perceber o que se passa. Posto isto, cozinhar não estava propriamente nas minhas preferências de hoje, e por isso adoptei uma ideia low effort, mas que tinha a certeza que as miúdas iam adorar.

Vou-vos deixar mais a ideia, do que propriamente a receita, porque fiz tudo muito a olho e por inspiração. 

Um dos pratos que faço cá em casa e que é sempre um win-win por todos é uma pasta primavera. Super fácil, super rápida, e daquelas receitas que podemos usar para limpar o frigorífico. O conceito base da pasta primavera é legumes. Legumes, muitos legumes, os mais variados. Pode ser acompanhado com um molho simples de azeite e alho, ou algo mais cremoso com natas. Por norma faço os legumes salteados e junto a massa cozida depois (preferencialmente esparguete, ou tagliatelle, ou liguini, massas desse género), mas hoje troquei as voltas e cozi tudo e fiz um molho super saudável e delicioso para acompanhar.

Para a massa, juntei espinafres, ervilhas e feijão-verde, mas gosto muito de usar espargos e tomates cereja. Devido à minha recente descoberta dos encantos do abacate, fiz um molho bem cremoso com abacate, alho, sumo de limão, azeite e folhas de manjericão, varinha-mágica e já está. Deixei o cebolinho inteiro para sentir alguma textura.



Para a T. não coloquei o molho, para a L. coloquei de lado para ela provar, para mim, besuntei a massa toda e é maravilhoso!!





Fica a ideia para um jantar rápido, quando não há tempo, ou mesmo quando estamos a precisar de uma comidinha reconfortante e não há muita paciência para tal. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.