segunda-feira, 8 de junho de 2015

O nosso meatless dinner #19


Tinha ainda umas beterrabas, que me tinha sobrado do último meatless dinner. Ontem pus-me a matutar o que ia fazer com elas e pensei logo num belo risotto. Imaginei logo que ficaria lindo com aquela cor carnuda da beterraba. 

Quem nos segue sabe que sou uma aficcionada de risottos. É só espreitar todos os meatless dinners que já fiz até hoje e encontra logo dois, estupendos! Venho acrescentar mais este, super simples, super saboroso e bem bonito.


Risotto de beterraba e ervilhas [desde os 12 meses]
(para 3-4 doses)

Para o caldo:

1,5 litros de água
1 cebola grande em meias luas
1 dente de alho grande esmagado
2 beterrabas aos cubos
1 colher de sobremesa de tomilho seco ou outras ervas aromáticas a gosto
sal q.b.



Para o risotto:

1 fio de azeite
2 dentes de alho picados
uma chávena de arroz para risotto (arborio ou carnaroli)
um cálice de vinho tinto (opcional)
uma chávena de ervilhas congeladas
1 colher de sopa de manteiga (opcional)
queijo parmesão para polvilhar no final (opcional)


Colocar numa panela a água, a cebola, o alho, e as beterrabas. Temperar com sal e tomilho seco e deixar levantar fervura. Reduzir para lume brando e deixar cozer por cerca de 15-20 minutos (enquanto isso, eu fui dar banho às miúdas). Deixar a ferver em lume brando, enquanto prepara o risotto.

Saltear alho em azeite numa frigideira anti-aderente. Juntar o arroz arborio e deixar selar no azeite durante 2-3 minutos, mexendo sempre. Se optar por colocar vinho, deve-o fazer nesta altura, deixando que o líquido reduza e seque no arroz. Se optar por não colocar vinho, pode começar a deitar o caldo de beterraba, uma concha de cada vez. Durante 10 minutos, adiciona-se caldo lentamente (juntamente com todos os legumes aos pedaços) e deixa-se a água evaporar, mais uma concha e deixa-se a água evaporar, mexendo sempre. No final dos 10 minutos, colocar as ervilhas congeladas, mais uma concha de caldo e deixar cozer por mais 10 minutos. Juntar no final uma noz de manteiga e o queijo parmesão, para ficar com um risotto bem cremoso.








A L. ficou encantada com a cor. O arroz fica verdadeiramente vermelho, um vermelho único! Nunca ela me teceu tal comentário com o arroz de tomate.



As beterrabas foram as preferidas, foram umas atrás das outras sem parar.



A T. comeu umas colheradas, mas nem se entusiasmou muito com este risotto. Aliás, as duas não comeram muito. Acho que é deste calor, que até tira o apetite, pois eu cá comi e repeti (lá se vai a dieta do biquini) e é absolutamente delicioso. Por isso, vou culpar o calor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.