segunda-feira, 18 de maio de 2015

O nosso meatless dinner #16




Hoje foi um daqueles dias... pffffff. Cheguei a casa às 20h15, com jantar por fazer, miúdas em histeria, desgrenhadas e suadas, pareciam saídas de uma aula de Zumba, mas não, estiveram só 2h30 com o pai. Arregacei as mangas e pus mãos à obra. Deixei as miúdas em auto-gestão, a destruir a outra metade da sala que ainda não tinham destruído sobre supervisão do pai, para ficar tudo em harmonia. 

O tofu é uma daquelas coisas que demorei a acertar (spoiler alert: não fosse a receita ter corrido bem hoje, e ainda falaria no presente). De todas as vezes que tentei cozinhar tofu (5 ao todo!), ficou a saber a salsichas de lata (nada contra as salsichas de lata). Independentemente dos temperos, marinadas, tempos de marinadas, formas de cozinhar, o resultado era sempre o mesmo: salsichas de lata. Aconselharam-me então a comprar tofu refrigerado, que o que vem em caixas de papelão não é mesmo grande espingarda. Certo, tofu refrigerado. Ontem coloquei a marinar, e hoje salteei com outros legumes, recheei umas curgetes redondas e forno com elas. Não me soube a salsichas de lata (hurray!), aquilo sabe basicamente a nada, o que não é uma coisa má, pois ficamos com um sabor neutro, no meio de todos os outros. Foi um sucesso! E o segredo está mesmo aí: usar tofu refrigerado e não de caixa!


Curgetes redondas recheadas com tofu [desde os 12 meses]
(para 4 porções)

Para a marinada (fazer no dia anterior):

100gr de tofu (fresco)
1 dente de alho 
sumo de meio limão
sal e pimenta a gosto

Para as curgetes recheadas:

2 curgetes redondas (ou normais pequenas ou mesmo beringela)
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
tofu marinado
1 tomate médio
1 punhado de espinafres frescos (ou alguns cubos de espinafres congelados)
sal e oregãos a gosto
molho béchamel q.b.


Marinar o tofu de véspera, com pelo menos 24h de antecedência. 


Cortar as curgetes ao meio, retirar o miolo e reservar.


Saltear o miolo da curgete com o tofu aos cubos, com o azeite e alho. Juntar o tomate, os espinafres e os temperos e deixar cozinhar bem em lume médio.


Rechear as curgetes com o salteado e cobrir com molho béchamel.



Levar ao forno a gratinar, enquanto dão banho aos miúdos.

E foi assim, em menos de meia hora tinha as curgetes no forno e as miúdas na banheira. Tenho vindo a descobrir com estes meatless dinners, que tudo é muito mais rápido de cozinhar, que se poupa imenso tempo e energia! 


E cá estão elas, lindas que dói!! 


Acompanhei com uns cotovelinhos cozidos, que tinha como ideia inicial misturar no salteado para rechear... mas adivinhem só? Esqueci-me... pois... fica a ideia para vocês. Para a T. reservei um bocadinho do salteado, sem o molho béchamel, mas não me adiantou de muito, que a miúda adormeceu praticamente com a cabeça enfiada no prato.


Bom, ainda comeu umas massinhas...




Depois do típico interrogatório da L. do "que é isto? É queijo?", não querida, é tofu... "o que é tofu? É queijo? Parece queijo! Sabe a quê? Sabe a queijo? Eu vou gostar?", quando é que esta fase das perguntas em modo metralhadora acaba mesmo? Provou, comeu e...


Palavras para quê? 

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.