sábado, 25 de abril de 2015

Queques de maçã [desde os 12 meses] - contém frutos secos


Estas manhãs cinzentas apelam a tempo passado na cozinha, a preparar queques e bolinhos que nos confortem. 

Há uns dias vi esta receita no My Lovely Little Lunch Box e fiquei um pulgas para a fazer, com as minhas adaptações do costume, claro. O que mais gostei foi do uso das amêndoas. A T. já tem 1 ano e apesar de não ter pressa de introduzir alimentos às miúdas, em relação aos frutos secos, reconheço imensos benefícios, e é hábito cá em casa comê-los livremente, em granolas, misturados em iogurte, ou em bolos e queques. Por isso, estes tinha "pressa" em testar. 

Dar um fruto seco a um bebé da idade da T., que ainda não tem molares para esmagar bem, pode comportar um risco de aspiração do fruto e sufocar o bebé. Por isso, muito cuidado. A meu ver, dar o fruto moído em bolachas, queques, ou granola, é mais apropriado nesta fase.

Portanto, a indicação da idade, é porque nós não tivemos restrição de alimentos a partir dos 12 meses, mas claro, sempre com uma boa dose de bom senso. Mas há vários profissionais de saúde, que recomendam a introdução destes alimentos potencialmente alergénicos mais à frente, por isso, na minha opinião, devem sempre seguir essa instrução.

Se não quiserem usar a amêndoa, ou tornar estes queques apropriados a bebés mais novos, basta colocar a mesma quantidade de amêndoa por farinha, ou farinha integral, ou flocos de aveia triturados.

Queques de maçã [desde os 12 meses]
(para 10-12 queques)



80gr de miolo de amêndoa
100gr de farinha integral (pode-se usar farinha normal)
1 colher de chá de fermento 
50gr de óleo vegetal (ou azeite)
250gr de applesauce
1 iogurte natural
1 maçã (1/4 partido em meias-luas, restante partido aos cubos)


Sem robot de cozinha

Pré-aquecer o forno a 180º e preparar formas de queques. Triturar a amêndoa numa picadora ou processador de cozinha. Numa taça juntar os ingredientes secos: amêndoa, farinha e fermento. Envolver bem e juntar o óleo, o applesauce e o iogurte. Misturar até a massa ficar homogénea e juntar a maçã aos cubos e envolver. Distribuir a massa pelas formas e terminar com uma (ou meia, dependendo do tamanho) meia-lua de maçã no topo. Levar ao forno por 30 minutos. 


Com robot de cozinha

Pré-aquecer o forno a 180º e preparar formas de queques. Pulverizar a amêndoa 10seg/vel.9. Juntar os ingredientes a farinha e fermento e programar 10seg/vel.4. Juntar o óleo, o applesauce e o iogurte e programar 20seg/vel.6. Juntar a maçã aos cubos e envolver com a espátula. Distribuir a massa pelas formas e terminar com uma (ou meia, dependendo do tamanho) meia-lua de maçã no topo. Levar ao forno por 30 minutos. 






Tive a ajuda da minha pequena assistente (que lambeu meia taça de massa).



Já temos lanche para logo! 

Eu já tive lanche agora, e a dobrar, não fosse o primeiro queque não ter sido suficiente para provar...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.