segunda-feira, 13 de abril de 2015

O nosso meatless dinner #11


Ou o dia em que a L. não se ouviu durante todo o jantar.

Tenho recebido e-mails dos leitores do blog, com felicitações, dúvidas, pedidos de ajuda e sugestões (para já, nada de desagradável). Sinto-me extremamente acarinhada com as palavras destas pessoas e respondo sempre, sem excepção, pois o carinho e atenção devem ser retribuídos com carinho e atenção. 

Pois que me enviam receitas também! Maravilha. Hoje decidi fazer uma das receitas que me enviaram, de uma sopa de lentilhas. A Ana Miguel chamou-lhe assim, mas como me disse no e-mail, que "ás vezes até sirvo de acompanhamento colocando menos água e não triturando", imaginei que seria um ótimo acompanhamento às minhas tortilhas... e daí, as tortilhas também não são minhas, são do José Avillez, que já agora, adoro as receitas. Estas tortilhas são ótimas para "rapar" os restos num domingo à noite. Uma salada ou legumes salteados, tortilhas e redon (REstos De ONtem), e está um jantar feito.

Segue a receita desta sopa/estufado de lentilhas da Ana Miguel e as tortilhas do José Avillez.

Sopa/estufado de lentilhas da Ana Miguel
(para 6-8 porções)

30 g azeite
2 dentes alho
1 folha louro
200 g lentilhas
1 c. sopa pimentão
1 cebola, cortada aos pedaços
1 courgette, cortada aos pedaços
1 cenoura, cortada aos pedaços
1 pimento, verde cortado aos pedaços
150gr de grelos
750 g água
Sal q.b.




Com Robot de Cozinha

Colocar as lentilhas de molho uma hora antes.
Colocar no copo todos os ingredientes, excepto os grelos, finalizando com a água e programar 30min/100º/vel.colher inversa, sem o copo de medida.
A meio da cozedura, juntar os grelos e se se verificar que ferve muito, baixar a temperatura para 90º. Quando terminar, verificar se as lentilhas estão tenras senão estiverem programar mais uns minutos.

Para fazer sopa - No final ajusta-se a água, para que a sopa não fique demasiado espessa, rectificam-se os temperos e tritura-se na vel. 5 e 7 progressivamente durante aproximadamente 2 minutos.


Sem Robot de cozinha

Colocar as lentilhas de molho uma hora antes.
Colocar numa panela todos os ingredientes, excepto os grelos, finalizando com a água. Levantar fervura e deixar cozer por 30 minutos, em lume brando, com a panela destapada.
A meio da cozedura, juntar os grelos e verificar o nível da água. Quando terminar, verificar se as lentilhas estão tenras. Se não estiverem, deixar cozer mais uns minutos.

Para fazer sopa - No final ajusta-se a água, para que a sopa não fique demasiado espessa, rectificam-se os temperos e tritura-se com a varinha mágica.


Tortilhas do José Avillez
(para 4 tortilhas grandes)

225gr de farinha
150ml de água
35gr de manteiga
Farinha para polvilhar q.b.
Sal e pimenta q.b.

(só sei fazer a massa à mão, já tentei no robot de cozinha, mas sem sucesso)

Num tacho, aquecer a água. Juntar a manteiga e deixar derreter. Numa taça grande, colocar a farinha e temperar de sal e pimenta. Fazer uma cova no centro da farinha e juntar cerca de 2/3 da água com a manteiga derretida. Com as mãos, envolver a farinha e a água com cuidado para não se queimar. Juntar o último terço de água e envolver novamente. Polvilhar uma superfície com farinha e trabalhar a massa (não amassar demais). Formar uma bola, passar para uma taça e deixar repousar com a taça tapada por 30 minutos. Colocar uma frigideira anti-aderente a aquecer. Retirar pequenas porções da massa, formar bolinhas e estender a massa de forma circular, com o diâmetro aproximado da frigideira. Colocar a tortilha na frigideira e deixar cozinhar por 1-2 minutos de cada lado. 




Portanto, o jantar sem carne de hoje foi um mix & match de receitas, mas que ficou tão bom, que valeu o silêncio da L. durante o jantar todo. Raríssimo!! Visto que ela não se cala um segundo que seja. 





Um delícia!! Ou "ledícioso" como a L. diz. Obrigada Ana pelo e-mail e pela receita, valeu um lamber de prato da minha parte.

Deixo-vos a página da Ana com coisinhas amorosas para a pequenada!! :)

1 comentário:

  1. Vou fazer para o meu filho experimentar! Grata pela partilha ;)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.