quarta-feira, 8 de abril de 2015

Mamãs práticas fazem compras online


Sinto-me envergonhada quando os leitores do blog me perguntam onde podem comprar determinado produto. Posso dizer no hipermercado, mas perguntam em que corredor. Bolas... Acreditam que já não vou a um hipermercado fazer compras "grandes" para lá de 5 anos? 

Desde que descobri o Continente Online, nunca mais lá pus os pés! Não é bem verdade, de vez em quando vou ao supermercado fazer compras de remedeio, qualquer coisa que falte para uma refeição. Mas 95% das mercearias cá de casa, vêm das compras online - já que as frutas e legumes, prefiro ir à frutaria do prédio.

Reconheço mais benefícios, que problemas deste sistema de compras:

1. o tempo que se poupa nos quilómetros percorridos por corredores infinitos de produtos que não nos interessam;

2. o tempo que se poupa nas filas de secções personalizadas (peixaria, talho, padaria, charcutaria);

3. o tempo que se poupa nas caixas;

4. o tempo e energia que se poupam a carregar compras até casa;

5. a comodidade de fazer compras sentado no sofá, ao longo da semana;

6. online há ainda mais descontos que em loja (há os da loja mais extra online).

O processo é muito simples: 

- as compras são feitas através do site, por uma conta. A essa conta é associado o cartão e os cupões, o que quer dizer que no final da compra pode-se adicionar através de um clique os cupões associados ao cartão (fantástico, não?). 

- as compras podem ser feitas ao longo de vários dias, os dias que desejar! Pode-se adicionar produtos, até ao dia que finalize a compra, aí já não poderá adicionar mais produtos. 

- os produtos podem ser escolhidos através dos menus do site (os do Continente têm vindo a melhorar) ou através de uma barra de pesquisa. Pode-se ordenar os produtos por preço, preço/quantidade, nome ou marca (o que é sempre ótimo para ver o mais barato, ou que esteja com desconto).

- pode-se deixar mensagens nos produtos, em como se pretende que este seja entregue: peixe amanhado, escalado, sem cabeça, escovas de dentes cor-de-rosa (este recado é muito comum por aqui), fruta bem madura, não tão madura, pão bem cozidinhos, enfim, tudo o que dissessem ou fizessem vocês mesmos, pode ser deixado escrito numa nota anexa ao produto correspondente. Maravilha, não é?

- pode-se escolher o dia e a hora a que vão entregar as compras a sua casa, e quando digo entregar as compras em sua casa, só falta arrumarem as compras na despensa e no frigorífico. Deixam tudo onde quisermos (normalmente na cozinha), direitinho e com todos os cuidados. 

- também se pode recolher a compra directamente numa loja, com um custo menor de taxa de entrega.

- as formas de pagamento são várias. A que uso sempre é de pagamento no acto de entrega com multibanco. Mas pode-se fazer por PayPal, cartão de crédito, Débito directo, etc. 

Fosse tudo fantástico, não teria falado em problemas logo ao início. Mas na minha opinião, estes são mínimos comparados com as mais valias:

- é normal não aparecerem alguns produtos que estamos habituados a comprar, disponíveis para encomenda, mas há sempre formas de contornar isso. Um dos truques que uso, é deixar uma nota com essa indicação. Na grande maioria das vezes funciona! (pode ser só sorte minha)

- é normal haver rotura de stock de alguns produtos, e nesse caso há duas opções: ou substituem por outro produto idêntico, caso tenham essa opção assinalada no perfil, ou ligam para o cliente a informar que determinado artigo não segue na entrega, mas que pode ser substituído por outro e indicam qual (ligam sim, são uns fofinhos!)

- com esta história de se pagar sacos, somos "forçados" a comprar sacos em todas as compras. Normalmente eles acomodam muito bem as compras, e poupam muito em sacos, não sendo um prejuízo muito grande para o cliente.

- as entregas em casa pagam-se, mediante o horário escolhido. A entrega em loja tem um custo de 3€. As entregas em casa podem oscilar entre os 4€ e os 6€ de taxa de entrega. A partir de 200€ de valor de compras, a totalidade do custo de entrega é revertido em saldo em cartão. No entanto, há campanhas recorrentes em que oferecem a taxa de entrega, ou mesmo uma campanha anual de bebé, em que se ganha um vale de entregas grátis de determinado prazo.

Em suma, não tenho razões de queixa sobre este serviço. Só tenho a agradecer o tempo que ganho com ele, as horas de actividades divertidas que faço com as minhas filhas, em vez de as passar a empurrar um carrinho de compras. Mas como em tudo que por aqui se escreve, é a minha preferência, e que efectivamente é um serviço útil para mães ocupadas. 


imagem daqui

2 comentários:

  1. Bom dia
    Já algum tempo pensava em fazer compras online no continente, mas fico sempre na dúvida se os preços não são mais caros no site do que na loja real.. Confirmas? Ou o preço é o mesmo? Cumprimentos. Sónia
    Ps: adoro o teu blog :)

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    1. Olá! Para ser sincera, não olho muito atentamente aos preços, nem nunca comparei com a loja. Mas arriscaria a dizer que os preços são os mesmos. Aproveito muito os produtos de folheto, que estão com descontos, e nesses produtos os preços são iguais, pois o folheto é o mesmo. Em defesa dos preços online, sei por experiência própria, que há muitos descontos e muitas campanhas exclusivas online, o que é uma mais valia. :)

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