terça-feira, 28 de abril de 2015

Iogurtes líquidos naturais


Cá em casa somos iogurte-ólicos, TODOS! E por parte das meninas (eu incluída) preferimos os iogurtes naturais, simples, ou com uma saborosa granola e fruta.

Tinha uma grande tristeza dentro de mim, que era de não encontrar iogurtes líquidos naturais, sem serem açucarados! De certeza que existe, e já sei que me vão encher o espaço de comentários com marcas e supermercados, que agradeço do fundo do coração. Mas a minha preguicite de ir aos supermercados é grande, e nas minhas buscas online, nunca encontrei nada que me agradasse. Posto isto, tive que arranjar forma de fazer! 

Desde que tenho a minha liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica, que faço iogurtes em casa. E porquê? Porque a minha maravilhosa liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica também faz de iogurteira. Ter iogurteira em casa nunca me convenceu muito, por isso nunca comprei nenhuma. Mas quando chegou o meu robot de cozinha, e vi que dava para fazer iogurtes lá automaticamente, resolvi experimentar, e desde então só comemos iogurtes feitos em casa.

Excepto os líquidos! E tanto jeito que dão os iogurtes líquidos para comer fora de casa... Até agora nunca tinha feito, em grande parte, porque não tinha onde os pôr. Certo que há garrafinhas de nectares e refrigerantes bem castiças para este efeito, mas cá em casa não consumimos disso, e estava difícil de arranjar alguma coisa apropriada. Até que um dia, fui a uma loja Tiger e deparei-me com estas belas garrafas, de tamanho apropriado e um preço que nem vos falo. Trouxe 6 para morarem cá em casa e fazer iogurtes líquidos (finalmente).



Usei uma receita hiper básica: 1 litro de leite e 1 iogurte sólido natural, pus no robot de cozinha, escolhi o programa de iogurtes, ao final de 8h dei uma mexidela com o robot e distribuí pelas garrafas e frigorífico.

Hoje foi dia de experimentar, e estou no céu! Finalmente, iogurtes líquidos naturais. 


A L., que é a grande crítica de iogurtes cá de casa, não está para os provar. Por isso partilhei a minha garrafa com a pequena Matt Preston e tive direito a guinchos de frustração quando a garrafa acabou! Estou ansiosa que a L. os prove também.




Para quem não tem iogurteira, nem robot de cozinha que lhe valha, arranjei uns posts bem giros para se fazer iogurtes de maneira mais "artesanal". Têm esta ou esta.

Para terem uma ideia como se poupa a fazer iogurtes em casa, vão aqui umas contas por alto com os produtos que usei. 

Um litro de leite meio-gordo normal ronda os 0,55€, mais um iogurte natural sólido a 0,30€ (a unidade). Contas feitas, cada iogurte de 170ml (aproximadamente) fica à volta de 0,15€, mais cêntimo, menos cêntimo, se somarmos a electricidade gasta. Quanto não vale?


10 comentários:

  1. aiaiaiaiaiiii...este blog é uma perdição...lá tenho de ir à tiger ;) adoro, Parabéns Leonor...

    ResponderEliminar
  2. E achas que dá para lhes meter um sabor qualquer? Tipo uns moranguitos ou maçãs ou coisa assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei. :/ A fruta ao natural tem sempre problema de conservação. A colocar sabor, usaria em forma de compotas, que tem um tempo de conservação maior.

      Eliminar
  3. Para adicionar sabor basta trocar o iogurte natural por um do aroma pretendido. Tenho iogurteira (com função iogurtes líquidos) e é assim que faço. Há mais de um ano que cá em casa é só iogurtes caseiros!!! :)

    ResponderEliminar
  4. Uma sugestão, porque com duas crianças mais os adultos da casa imagino a rapidez com que desaparecem, é fazer logo 2 L de cada vez.
    Para nós cá em casa, ainda sem crianças, é mais prático guardar o frigorífico em jarros/frascos grandes e ir passando para garrafinhas ou para a taça onde vamos servir apenas na hora. Como dão para guardar na porta do frigorífico, ocupam menos espaço ;)
    E como acho que é a primeira vez que comento, deixo também os parabéns pelo blogue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Obrigada pela sugestão. 2 litros é excessivo cá para casa, dará cerca de 12 garrafinhas. Por norma não gosto que fiquem mais que 4-5 dias no frigorífico, e não conseguimos comê-los todos nesse tempo. Só eu e a cria mais velha é que gostamos e bebemos com frequência. :)

      Eliminar
  5. Programa de iogurtes?. EU tenho a bimby, mas não sei a que programa se refere.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Boa noite,
    Eu faço os meus iogurtes no forno :) aqueço o forno a 50º e é só meter os frasquinhos la dentro, com o forno desligado, durante umas 8horas/10h... ir só controlando a temperatura e ficam muito bons =D tenho k experimentar esses liquidos...mas não conheço essa loja onde os comprou.. tenho k ir peskisar =D

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.