domingo, 5 de abril de 2015

Gelatina de Manga [desde os 9 meses]




Há umas semanas atrás ouvi falar na alga agar-agar, que tinha propriedades gelificantes, ótima para fazer gelatina. Resolvi comprar e deixei o pacote de flocos de agar-agar na despensa dias a fio. A embalagem recomendava dissolver 5g dos flocos de agar-agar num litro de água, levantar fervura, dispor 1kg de fruta aos pedaços numa taça, regar com o preparado de água e agar-agar e deixar no frigorífico uns minutos. 

MAS! Porque razão iria fazer gelatina de fruta fresca, se podia dar a fruta fresca propriamente dita? Não fazia sentido para mim transformar em gelatina. Comecei a pesquisar sobre o assunto, e descobri que a agar-agar era uma fonte rica de vitamina E, vitamina K, zinco, cobre, cálcio, ferro, magnésio, potássio e manganês. Tanta coisa boa... Hoje tive uma epifania! E se juntasse o agar-agar a um "sumo" ou um "chá"?

Foi então que pus mãos à obra. 

Gelatina de Manga [desde os 9 meses]
(para 6 doses, aproximadamente 750ml)

(amanhã coloco a foto catita dos ingrediente, prometo!)

1 manga madura
500ml de água
2 colheres de chá de agar-agar


Sem robot de cozinha

Começar por lavar muito bem a manga (irá usar-se a casca). Descascar e descaroçar a manga, reservando a polpa, e colocando o caroço e a casca num tacho. Juntar a água, deixar ferver por 10 minutos. Coar a água, juntar o agar-agar e levar ao lume por mais 5 minutos para dissolver os flocos. Enquanto isso, colocar a polpa da manga aos cubinhos numa taça, regar a manga com o preparado de água e agar-agar e levar ao frigorífico. Ao fim de uns minutos terá solidificado por completo. 


Com robot de cozinha

Começar por lavar muito bem a manga (irá usar-se a casca). Descascar e descaroçar a manga, reservando a polpa, e colocando o caroço e a casca no cesto do robot de cozinha. Colocar a água no copo, e programar 12min/100º/vel.5. Extrair o cesto, juntar o agar-agar, mexer um pouco com a espátula e programar 5min/100º/vel.1. Enquanto isso, colocar a polpa da manga aos cubinhos numa taça, regar a manga com o preparado de água e agar-agar e levar ao frigorífico. Ao fim de uns minutos terá solidificado por completo. 




A agar-agar gelifica em minutos! Verdade. Acho que posso ter exagerado na quantidade de agar-agar, mas é difícil conseguir pesar 2,5 grs. Basicamente pesei 5 grs e meti metade. Numa próxima experimento só metade da quantidade que coloquei desta vez. A gelatina não tem a textura a que estamos habituados, é mais densa e pesada. Também não é tão doce, mas é o que se pretende. Pode-se optar por triturar a manga e misturar na água com agar-agar, para uma gelatina mais homogénea e um sabor mais uniforme.

Cá por casa a L. comeu uma colher e disse que não queria mais. Humpf... 

A T. comeu a taça dela, e depois grunhiu para a taça da irmã, e comeu-a, também...


O pai não aprovou, eu lambi a taça dele e contive-me para não ir à segunda (não sou tão gulosa como a T.).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.