quarta-feira, 15 de abril de 2015

Frutose vs Sacarose (e as outras *oses e *ols todos)


Tenho sido várias vezes questionada, sobre a forma como adoço algumas das receitas que partilho. Certo que não uso açúcar refinado, mas uso fruta, ou seja, frutose, que é açúcar. 

Mas então se é tudo açúcar, qual a diferença? 

A diferença está na complexidade dos açúcares. O açúcar refinado, é um açúcar extremamente simples, e de rápida e fácil absorção por parte do nosso organismo. Por isso, provoca picos glicémicos no sangue e não se traduz em saciedade para o nosso organismo, havendo a tendência para comer mais logo de seguida. O arroz, por exemplo, tem açúcares complexos, e de lenta absorção, traduzindo-se numa maior saciedade, durante mais tempo. A frutose está ali pelo meio. É um açúcar mais complexo que o açúcar refinado, mas não tanto como os dos cereais, e a sua absorção é mais lenta que do açúcar refinado, mas não tanto como a dos cereais. Ora portanto, concluímos, que de entre todos os açúcares, é preferível escolher um que seja mais complexo, e de preferência que esteja presente num alimento rico em fibras e vitaminas, como a fruta.

Quanto a mim, o ideal é não adicionar açúcar à alimentação. Uma alimentação variada em legumes, frutas e cereais, fornece o açúcar necessário diariamente. Mas também, defendo, que grande parte da educação alimentar das nossas crianças está na variedade e na forma como apresentamos alguns alimentos. E por isso faço o que faço, experimento estas receitas e partilho com todos vocês. Não alimento as minhas filhas à base de queques, bolos, panquecas e bolachas. Comem muito de vez em quando, nem tanto com a periodicidade com que publico (faço algumas receitas e guardo para publicar depois). Também não acredito que seja assim que se deva alimentar um bebé ou criança. Mas não sejamos radicais, e de vez em quando, um pouco de variedade nos lanches e snacks ajuda a estimular o paladar e o interesse por todos os outros alimentos. Para mais, é preferível que comam qualquer coisa feito em casa por nós, que se rendam aos produtos de supermercado.

Sobre as tâmaras, que tanto uso

Verdade que uso muitas vezes tâmaras nas minhas receitas. Mas se vos disser, que todas as receitas publicadas até hoje, todas mesmo, usei cerca de 300gr de tâmaras no total? Sim, cerca de uma embalagem e picos de tâmaras. 

Sei que muita gente gosta de saber os números, por isso, aqui vai: 100gr de tâmaras contêm cerca de 32gr de frutose. Parece muito, não é? Para terem uma ideia, em relação à receita de bolachas de ontem, usei aproximadamente 125gr de tâmaras, ou seja, 40gr de frutose, que deu para cerca de 40 bolachas. Portanto, cada bolacha possui cerca de 1gr de frutose (não esquecer dos açúcares naturais dos outros ingredientes) e imensas fibras, vitaminas e outras coisas espetaculares que os restantes gramas de tâmaras possuem. Afinal, não é assim tanto. E parecerá ainda menos, se pensarmos que estas bolachas são um snack, para comer a meio da manhã ou da tarde, de vez em quando. E claro, ter sempre em atenção à sua integração na restante dieta desse dia. 

2 comentários:

  1. A minha dúvida primordial em relação às tâmaras é a qualidade das mesmas... Existem tâmaras biológicas? Ou pelo menos preservadas em algo pouco malévolo? Procurei nas lojas celeiro e parecem estar esgotadas, só encontrei nos supermercados ditos "normais"...
    Onde encontrar "boas" tâmaras?

    Grata!

    **rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não compro com frequência, não sou a melhor pessoa para indicar. Com a frequência que compro e uso, compro mesmo as de supermercado, tendo o cuidado de as demolhar, para que aquele banho de glicose se dissolva na água. Não é a situação ideal, mas já tive conhecidas que me disseram que mesmo em lojas bio, muitas vendem as tâmaras com banhos de glicose.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.