quarta-feira, 8 de abril de 2015

Applecrumble [desde os 6 meses]


Tenho um problema com maçãs. Não eu exactamente, a T. A T. gosta de maçã, mas não consegue roer os nacos de maçã (já tentei várias vezes e engasga-se), os purés deixam-na frustrada, porque gosta de mastigar, e agonia-se com a maçã cozida. Ora, resta-me a maçã assada. Era complicado não arranjar forma de lhe dar maçã, sobretudo durante o inverno, em que a oferta de fruta é pouca. Não me podia dar ao luxo de rejeitar um fruto, quando já tinha tão poucos por onde escolher. 

Hoje de manhã, enquanto olhava para a fruteira e reparava numas maçãs que estavam a amadurecer demais, pensei para mim "tenho de fazer um crumble para aquelas maçãs não se estragarem" e plim! E fazer um crumble baby-friendly? Mãos à obra!

Applecrumble [desde os 6 meses]
(para 2-3 doses)

2 colheres de sopa de flocos de aveia
2 colheres de sopa mal cheias de farinha
1 tâmara demolhada
1 colher de sopa de azeite 
2 maçãs 

Sem robot de cozinha

Pré-aquecer o forno a 180º. Picar os flocos de aveia com a tâmara e a farinha. Colocar numa taça e juntar o azeite misturando com a ponta dos dedos. Descascar e descaroçar as maçãs e cortar em meias-luas, dispondo-as num recipiente próprio de ir ao forno. Povilhar com o crumble por cima e levar ao forno por cerca de 30-40 minutos. 

Com robot de cozinha

Pré-aquecer o forno a 180º. Pulverizar os flocos de aveia com a tâmara e a farinha 10seg/vel9. Juntar o azeite e misturar 20seg/vel4 (é possível que se tenha de misturar um pouco com as mãos, pois é uma quantidade muito pequenina). Descascar e descaroçar as maçãs e cortar em meias-luas, dispondo-as num recipiente próprio de ir ao forno. Povilhar com o crumble por cima e levar ao forno por cerca de 30-40 minutos. 







Hora de provar e aprovar...



A T. comeu sem qualquer dificuldade, a maçã fica aos pedaços bem moles, mas consistentes para a gengiva desdentada da pequena.



Acho que este sorriso quer dizer que aprovou, certo?

Para sorte desta mãe, que tanta fominha passa (not), a pequena Matt Preston estava muito cheia do almoço e só comeu metade da sua dose (aquilo o crumble por cima também enche muito). Assim, a mãe teve direito a comer 1 taça e meia de applecrumble. E "morri"! 

Atenção: o crumble por cima fica muito esfarelado, é preciso cuidado para que os bebés não aspirem e sufoquem. Ter em atenção se o bebé já mastiga e envolve bem o crumble na maçã.


10 comentários:

  1. Parece mesmo saboroso!!!
    E o sabor a azeite, não ficou muito forte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não :) Mas para adultos pode-se colocar mais uma tâmara ou mesmo açúcar mascavado. Em relação ao crumble tradicional, este não é tão doce.

      Eliminar
  2. Hhhmmm, o meu piolho de 7 meses não vai nisso, mas só porque se engasga todo com pedacinhos..come muito bem mas ainda tem que ser tudo muito bem passado.. Mas vou guardar para quando já for mais despachado ;)

    ResponderEliminar
  3. Hum :) vou experimentar, parece me bem!

    ResponderEliminar
  4. Adorei!!!

    Obrigada pela partilha vou experimentar :P

    ResponderEliminar
  5. Já experimentei e gostei :). Dei-lhe um toque pessoal usei farinha de arroz e acompanhei com 4 amêndoas e canela. Obrigada e continuação de boas receitas :)

    ResponderEliminar
  6. É delicioso!! Também ja fiz com banana para a minha Luisa. Ela adora!! ��

    (Maria José - Mamãs Março 2014

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmmm com banana parece-me ótimo! Tenho de experimentar :)

      Eliminar
  7. Desculpe a pergunta, qual foi a farinha que usou? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Farinha de trigo integral, mas pode substituir por outra farinha que queira: de aveia, de espelta, de arroz...

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.