terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O talo dos brócolos


Quando preparam os brócolos, o que fazem ao talo? Sim, ao talo. Aquele pedaço grande de legume, que tem tudo, menos um ar apetitoso. Deitam fora? Eu também deitava. Até me dói a alma de pensar a quantidade de talos de brócolos que deitei para o lixo.

Pois isso acabou! 

Certo dia enquanto navegava pelo Facebook - já agora, já fizeram like na nossa página lá? - encontrei um texto engraçado que se intitulava: "7 Formas de Utilizar Talos de Brócolos". Primeiro pensamento "que disparate, aproveitar os talos da couve...", segundo pensamento "a sério que há 7 maneiras de aproveitar o talo dos brócolos?". E de repente caí num vórtex de memórias e parei ali nos meus 5-6 anos, em que comia talos de couve. Leram bem, eu comia talos de couve! Lembro-me perfeitamente da minha mãe e a minha avó arranjarem as couves para o caldo-verde e eu roubar os talos para comer (também comia batatas cruas). Regressei ao presente e reformulei o meu pensamento em relação ao texto "se calhar não é assim tão descabido quanto isso aproveitar o talo dos brócolos; também é couve, e eu tanto comi e continuo aqui".

As 7 dicas passam tanto por cozinhar o talo, oferecer como alimento para animais e ainda como composto fértil para hortas e jardins. Eu cozinho-o! Mas para já só utilizo na sopa. Há a sugestão de juntar a guisados, por exemplo. Junto aos legumes para fazer o puré da sopa. É ótimo para quem está de dieta e quer retirar a batata da sopa, mas não quer perder aquele aveludado do creme; ou simplesmente para completar o puré e não desperdiçar um pedaço de legume cheio de nutrientes. Já pensaram nisso? Basicamente, ao deitar o talo fora, estávamos a deitar fora nutrientes em vez de os ingerirmos! Que pecado, agora penso, que pecado. 

Mas atenção, nem todo o talo é passível de ser cozinhado. Quanto mais perto das "ramagens", mais tenro é. Quanto mais longe, mais rija se torna a "pele". Recomendo a tirar esta casca do talo, pois pode ser mesmo muito rija e deixar muitos fios. 

4 comentários:

  1. O talo do bróculo é riquíssimo em cálcio! uma excelente forma de o obter para quem procura alternativas ao leite da vaca (e não só, claro!)!

    ResponderEliminar
  2. é como a parte verde do alho francês. Aproveita-se na sopa ;)

    ResponderEliminar
  3. Aproveito todas as partes de todos os legumes. da Raiz ao broto. É um estigma pensar-se que certas zonas não são comestíveis. Para mim, o talo do brócolos é a melhor parte.

    Beijihnhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.