segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O nosso meatless dinner #03


Hoje é segunda-feira e é dia de ir meatless. Ainda só vamos na terceira semana e já se tornou num hábito. Hoje tive um desafio, o pai ficou para jantar, que não habitual às segundas-feiras. Não podia arriscar muito e tinha que fazer uma abordagem soft. Primeiro preparei-o e expliquei o conceito, ele torceu o nariz. Viu o jantar, manteve uma cara de "não vou gostar disto", até que começou a comer e não percebi se ele tinha pressa para ir a algum lado, ou se estava a gostar. Um "está muito bom" veio confirmar a segunda hipótese. 

Hoje optei por uma frittata, pronto, se quisermos ser menos finórios, uma omelete. Para pessoas altamente carnívoras, o ovo é um bom ponto de partida para as meatless mondays. Diria que emocionalmente, o ovo colmata em muito a ausência de um naco de carne, para estas pessoas. 

Também foi um refeição emocionante para mim e para a L. Como vos falei neste post, a L. sempre teve alguma dificuldade em aceitar ovo. Acho que grande parte da culpa foi minha, pois com o que aconteceu na introdução da gema aos 9 meses, fiquei sempre com muito medo de lhe dar ovo. E isso claramente se reflectiu na forma como ela o aceitou, ou melhor, como nunca aceitou. Hoje estava convicta, tinha tudo para ela gostar! Vejam só.

Frittata de espinafres, tomates cherry e mozzarela [desde os 12 meses]
(para 2 pessoas e meia  - 2 adultos e uma criança)

2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
250gr de espinafres em folha ou 6-7 cubos de espinafres congelados
4-5 ovos
2 colheres de sopa de leite
sal q.b.
pimenta q.b.
100-150gr de tomates cherry
1 queijo mozzarella fresca

Ligar o forno a 160º. Numa frigideira ou sertã de ir ao forno, refogar os alhos no azeite. Juntar os espinafres (já fiz tanto com folhas frescas como congeladas e fica igualmente bom) e deixar reduzir de volume no caso de folhas frescas, ou descongelar no caso de congeladas. Bater os ovos com o leite, temperar de sal e pimenta, e despejar na frigideira Misturar bem com os espinafres. Colocar os tomates cherry e o queijo mozzarela por cima e levar ao forno.

E adivinhem? É daqueles pratos de "Enquanto Dou Banho às Miúdas" (esta categoria começa a ganhar alguma importância aqui no blog). Deixa-se no forno até fica bem lourinha por cima, cerca de 20-25 minutos.






Estava ótima, modéstia a parte. Mas o melhor foi ter a aprovação do pai, e sobretudo da L., que comeu tudo com enorme satisfação!





Os tomatinhos cherry que vêm no meu prato, não foram os que eu efectivamente comi... há lá forma de negar tomatinhos cherry a uma miúda de 3 anos?




1 comentário:

  1. Tem tão bom aspeto! Já me estou aqui a lambuzar toda...
    Vou ter de experimentar!
    Parabéns pela dedicação :)

    http://ReidosBuBebes.blogspot.com

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.